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Mais do que um simples app de mensagens, o WhatsApp oferece ferramentas poderosas para criar gatilhos de conexão e engajamento. Este foi um dos temas centrais no RD Summit, maior evento de marketing da América Latina, realizado recentemente em São Paulo. Crédito: bigtunaonline/Bigstock.

Conexão e engajamento

Como transformar conversas no WhatsApp em negócios reais

Giorgio Dal Molin
Giorgio Dal Molin
14/11/2024 11:49
Tem um cliente? Um prospect? Um contatinho? Passa dias trocando mensagens no WhatsApp com um cliente, sem conseguir avançar? Fazer a transição da comunicação assíncrona (mensagens que vão e voltam sem ritmo definido) para a síncrona (uma interação em tempo real) no WhatsApp é essencial para fechar negócios mais rapidamente.
Mais do que um simples app de mensagens, o WhatsApp oferece ferramentas poderosas para criar gatilhos de conexão e engajamento. Este foi um dos temas centrais no RD Summit, maior evento de marketing da América Latina, realizado recentemente em São Paulo.
No painel “Como supervendedores usam o WhatsApp para fechar mais negócios”, Leandro Munhoz, CEO e fundador do portal SuperVendedores, e Daniel Mestre, headhunter e diretor de treinamentos do SuperVendedores, compartilharam estratégias valiosas que podem transformar sua abordagem. 
Daniel Mestre e Leandro Munhoz dão dicas de como tornar o WhatsApp uma poderosa ferramenta de vendas no RD Summit. Crédito: Giorgio Dal Molin.
Daniel Mestre e Leandro Munhoz dão dicas de como tornar o WhatsApp uma poderosa ferramenta de vendas no RD Summit. Crédito: Giorgio Dal Molin.
“Conseguir sair do WhatsApp para a comunicação síncrona vai trazer o jogo para seu campo”, diz Munhoz. Para isso, a primeira dica de Daniel Mestre é entender que “o primeiro convite para a ação é justamente a conexão para buscar a primeira resposta”. 

Rapport como técnica para vendas e negócios no WhatsApp 

Se você vende, sabe que esse primeiro contato pode ser um grande desafio. Muita gente simplesmente ignora a mensagem. E muita gente sequer viu você na vida. E é aí que é preciso utilizar técnicas que visam estabelecer uma conexão e confiança com quem está do outro da tela. Uma dessas técnicas é o Rapport para WhatsApp
O Rapport é uma técnica que pratica a empatia e paciência: utiliza linguagem corporal, visual e espelhamento de movimentos e elementos da linguagem do interlocutor. Como fazer isso com uma tela e um aplicativo de mensagens? 
Bom, em primeiro lugar, você não precisa estar vendo seu contato para ser empático, nem para utilizar uma linguagem atrativa e cordial. Simplesmente use uma linguagem cordial e adaptada ao estilo do cliente. Nada de palavras rebuscadas. 
E acredite: o uso de emojis pode ser muito bom por explorar essa cordialidade e simpatia, segundo Leandro Munhoz. 🧐 Só não vale exagerar com mil corações. ❤️❤️❤️❤️ 
Conquistar a confiança também é outro desafio de vendas apontada pelo Rapport. No WhatsApp, isso pode ser conquistado, segundo Mestre, pelo capricho em responder mensagens. 
Ele explica que, quando o cliente manda mais de uma mensagem, o simples fato de “arrastar para o lado”, mostrando a qual pergunta está respondendo, ajuda a manter a evoluir na comunicação. Afinal, responder mensagens de forma atenta e personalizada é uma maneira poderosa de construir confiança.

Vídeos e áudios em vendas pelo WhatsApp

Nada substitui uma comunicação autêntica. E o WhatsApp oferece recursos simples, mas eficazes para isso. 
O envio de áudios pode ser esta forma de comunicação, mas com um grande cuidado. “Somente quanto o cliente mandar antes”, ensina Mestre. Afinal, quem nunca recebeu um áudio em momento inapropriado? 
Ser autêntico é outro elemento do Rapport que pode ser explorado no WhatsApp. Então, se você é um pouco tímido pode achar estranha a próxima dica. Mas o Leandro tem um bom insight para inspirar autenticidade: 
“Sabe o videozinho redondo do WhatsApp? Ele pode ser um meio de fazer o cliente responder”. 
“Se eu tenho mensagens específicas, eu avanço. E tento menos por conversa furada”, brinca Daniel. 

Grupos exclusivos e listas de transmissões geram comunidades de valor

Depois de estabelecer um contato inicial, você pode reforçar o relacionamento com o cliente por meio de grupos exclusivos ou listas de transmissão. Mas, por favor, não faça isso sem consentimento. 
Como ensinou João Paulo Borges, mais conhecido como JP do Whats, também no RD Summit, são nesses canais que será possível enviar áudios, textos, fotos e outros elementos com mais liberdade. A chave aqui, ensina o especialista, é a organização de contatos e o estilo de comunicação. 
Inclusive, em grupos, há oportunidade de promover lançamentos, realizar enquetes e mensagens chamando o cliente para uma conversa individual. “Existem lojas que abrem os grupos em horários específicos para pedidos”, diz JP do Whats. 

Por que a comunicação síncrona é essencial?

Conversas em tempo real, como reuniões por vídeo ou telefonemas, aumentam significativamente a chance de conversão.
Leandro Munhoz reforça: “O jogo muda quando a comunicação flui de forma direta. Depois disso, retomar o contato no WhatsApp se torna muito mais natural.”
Com essas dicas, você poderá explorar todo o potencial do WhatsApp, tornando-o uma ferramenta indispensável para fechar negócios e fortalecer relacionamentos. Agora, a bola está com você para sair da comunicação assíncrona para a síncrona.