Thumbnail

O que se espera é que o novo dispositivo traga novos recursos de inteligência artificial. Crédito: twinsterphoto/Bigstock.

Novos recursos de IA

Apple lança novo iPhone 16 nesta segunda-feira (9) nos Estados Unidos

GazzConecta
09/09/2024 11:28
A Apple vai anunciar o lançamento do seu novo iPhone 16 nesta segunda-feira (9) no evento que realizará em sua sede em Cupertino, Califórnia, às 14h (horário de Brasília). Mais do que atualizações de hardware, como acontece geralmente a cada lançamento, o que se espera é que a big tech anuncie os novos recursos com inteligência artificial para seu principal dispositivo. Novas versões do Apple Watch e dos AirPods também são esperadas.
A nova linha do iPhone 16 será a primeira com smartphones da Apple projetados em torno dos recursos de IA, embora eles também estejam disponíveis no iPhone 15 Pro e Pro Max, as versões de ponta dos dispositivos da geração anterior.
Na conferência de desenvolvedores da Apple em junho, foi apresentado o Apple Inteligence, sua versão de IA generativa com a capacidade de gerar textos, imagens e outros conteúdos. Na ocasião, a Apple também apresentou uma versão atualizada da sua assistente de voz Siri, com integração ao ChatGPT, da OpenAI.
A nova versão do iPhone surge em um contexto no qual a Apple enfrenta forte concorrência da Huawei na China de acordo com a Reuters. No país, os consumidores estão interessados por mais recursos de IA e dispostos a pagar mais por isso. Segundo a agência de notícias, a própria Huawei também vai anunciar novos produtos depois do evento da Apple.
Diz a Reuters que o Apple Intelligence precisa ser aprovado por Pequim para ser lançado no mercado chinês. Em julho, a OpenAI bloqueou o acesso ao ChatGPT na China, uma medida que pode impactar a integração do chatbot à Siri.
Os iPhones representaram mais da metade das vendas de US$ 383 bilhões da Apple no ano passado, e os novos dispositivos são uma atualização importante para a empresa, que aposta que os recursos de IA levarão os consumidores a fazer upgrades, mesmo com a queda nas vendas de iPhones, revela a agência de notícias..
Na China, a Apple reduziu os preços no início deste ano, devido a restrições governamentais e à crescente competição interna.
Concorrentes como o Google, da Alphabet, também têm destacado suas funcionalidades de IA na tentativa de desafiar a liderança da Apple no segmento de smartphones premium.
Desenvolvedor do sistema operacional Android, que rivaliza com o iOS da Apple, o Google costuma lançar seus smartphones Pixel no outono. Contudo, este ano, o evento foi antecipado para agosto, ocorrendo antes do lançamento da Apple.
Entre os destaques do Google estão os recursos de IA, como o Gemini Live, que possibilita conversas em tempo real com um assistente digital. Muitos desses recursos de IA também foram implementados em dispositivos com Android, fabricados por marcas como Samsung e Motorola.
"A questão é quem será o primeiro a combinar um assistente de IA verdadeiramente pessoal com conhecimento e informações que sejam precisas e personalizadas", disse Bob O'Donnell, analista-chefe da TECHnalysis Research, ouvido pela Reuters.
Até o momento, a Apple divulgou um cronograma de lançamento do Apple Intelligence exclusivamente para os Estados Unidos, com previsão de chegada aos dispositivos compatíveis durante o outono no Hemisfério Norte.