Thumbnail

O Amazon One, disponível apenas nos Estados Unidos, associa a imagem da palma das mãos como um método de pagamento durante o checkout de compras. Crédito: Reprodução.

Amazon One

Amazon lança aplicativo para facilitar pagamentos feitos apenas com a palma da mão

Maria Clara Dias
Maria Clara Dias
17/04/2024 16:46
Um novo aplicativo lançado pela Amazon permitirá que usuários tirem fotos de suas mãos com a finalidade de concluir pagamentos e criar uma “identidade virtual”. Chamado de Amazon One, o serviço — disponível apenas nos Estados Unidos — permite pagamento “contactless”, que dispensam o uso de celulares ou cartões de crédito, ao associar a imagem da palma das mãos como um método de pagamento durante o checkout de compras. Em funcionamento desde 2020, o sistema está ativo em lojas da empresa e também mais de 500 unidades da Whole Foods, rede de mercados pertencente à Amazon.
A novidade anunciada nas últimas semanas é o lançamento do aplicativo Amazon One para smartphones. Até então, o cadastro para o serviço só era permitido em lojas físicas credenciadas à Amazon. Para isso, usuários deveriam inserir seu cartão de crédito nas maquininhas inteligentes do Amazon One e vincular seus dados de pagamento ao escaneamento de sua palma da mão, também feito por meio do dispositivo presente nas lojas.
Agora, o serviço de reconhecimento promete ser mais flexível ao permitir que os clientes baixem uma versão do aplicativo (disponível para dispositivos iOS e Android) e registrem fotos da palma usando apenas a câmera do celular.
Com as informações, é criado um perfil online para cada usuário, que passa a ter não somente uma forma de pagamento, mas também uma validação para entrada em locais públicos como academias, estádios e aeroportos e participação em clubes de fidelidade, já que também serve como verificação de identidade.
A ferramenta, porém, não usa as imagens brutas das palmas das mãos, afirma a empresa. Baseado em inteligência artificial generativa, o Amazon One busca identificar padrões anatômicos das mãos com base em suas estruturas das veias para traçar um perfil único. Preocupada com o manuseio e armazenamento seguro dessas informações, a Amazon afirma que todas as imagens são criptografadas e direcionadas a um domínio seguro da Amazon One na nuvem pertencente à empresa, a AWS.
Por enquanto, o aplicativo continua disponível apenas nos Estados Unidos, e não há previsão de lançamento em outros mercados.

Avanço da tecnologia

O aplicativo marca uma nova fase para a tecnologia de pagamentos sem contato da Amazon. A empreitada começou ainda 2020, quando a empresa passou a testar a tecnologia em algumas lojas selecionadas como um método de pagamento para seus produtos a fim de evitar o contato humano em estabelecimentos comerciais durante as fases mais agudas da pandemia de Covid-19. Segundo a Amazon, o serviço já foi utilizado mais de 8 milhões de vezes desde então.

Nova empreitada B2B

O lançamento do aplicativo vem na esteira das tentativas da Amazon em ganhar espaço no mercado B2B (Business to Business), atendendo empresas interessadas em utilizar o Amazon One para validar a identidade de seus funcionários.
Na prática, isso permitirá que, em breve, empresas possam autorizar a entrada de funcionários em seus espaços privados usando apenas a palma da mão para confirmação de identidade, como um avanço da biometria facial já usada amplamente como forma de autenticação.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão