Thumbnail

A quinta edição do programa será realizada de forma remota e vai selecionar até 12 novos negócios do segmento. Crédito: Vecstock.

Agronegócio

Programa de aceleração para startups do agro está com inscrições abertas até domingo (10)

GazzConecta
06/12/2023 08:20
Com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de startups de todo o Brasil voltadas ao agronegócio, a aceleradora Cyklo Agritech encerra no próximo domingo (10) as inscrições para o edital de seu novo programa de aceleração. As informações são da Cyklo.
A quinta edição da iniciativa trouxe a grande novidade de poder ser realizada de forma remota e vai selecionar até 12 novos negócios do segmento. O investimento total é estimado em R$ 3 milhões em 2024, e as inscrições podem ser feitas pelo link.
O programa possui nove meses de duração e, durante a seleção, as agritechs precisam apresentar um pitch consistente, mostrar a qualidade da equipe e responder a nove perguntas que investigam o propósito, visão de futuro e outros aspectos cruciais do modelo de negócios.
Ao todo, 28 negócios já foram impactados positivamente pela Cyklo Agritech. Agora, a aceleradora irá buscar startups em fase operacional e pré-operacional com soluções de inteligência artificial, IoT, biotecnologia, TI e conectividade do campo para sanar lacunas de produtividade, gestão, ESG, logística e crédito rural do setor.

Quatro anos acelerando o agro

Fundada em 2019, no MATOPIBA - região composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e reconhecida como uma das mais promissoras do agro brasileiro -, a Cyklo nasceu com a missão de identificar, acelerar e disponibilizar negócios de alto valor ao mercado.
A ideia de estabelecer uma aceleradora de agritechs no local surgiu quando o fundador e CEO Pompeo Scola, que há 40 anos atua como consultor de inovação em gigantes como a FMC, viu o potencial de aliar expertise e contatos na área para impulsionar a agroindústria nacional.
“O grande diferencial da Cyklo é ser uma aceleradora para um nicho específico, que traz toda a expertise e conexões da área. Buscamos acelerar soluções que ajudem na produtividade, lucratividade, economia, sustentabilidade e inovação da agroindústria nacional. Para isso, proporcionamos não só o ambiente físico da aceleradora, mas também acesso a protocolos de pesquisa, mentorias, abertura de portas com stakeholders e muito mais. Ou seja, a soma de tudo isso constitui um smart money de alto valor agregado”, afirma o CEO em nota.

Portfólio de impacto

Dentre as startups que fazem parte do portfólio da Cyklo estão negócios como Fire Limit, tecnologia contra incêndios florestais 100% biodegradável, mais rápida e oito vezes mais eficaz que a água sozinha, e a BVL Vida, com produtos orgânicos que devolvem a vida da terra envelhecida por aspectos naturais ou provocados e já possui grandes fundos interessados em sua aquisição.
Outras agtechs de destaque que passaram pela Cyklo são a Dioxd, que trata sementes com CO2, extraindo o máximo do seu genético e proporcionando um salto de até 12% na produtividade para o produtor rural; a Kalliandra, com o manejo de recursos hídricos de forma remota e em tempo real; e a Agroinsight, com um portal de curadoria de conteúdo baseado em inteligência artificial (IA) para profissionais do agronegócio, que já foi investida pelo Bossa Invest e tem Romero Rodrigues, um dos fundadores do Buscapé e atual Managing Partner da Headline, como mentor.
“A nossa prioridade é que a startup saia do período de aceleração com o produto validado, a oferta formatada, vendas realizadas, estrutura de gestão funcionando, modelo comercial implementado e, claro, novos investidores. Isso sem esquecer a importância das pessoas físicas do agronegócio nessa cadeia. Os empresários e produtores rurais que enxergam o valor de apoiar iniciativas de inovação beneficiam não só suas próprias empresas, mas também o mercado como um todo”, pontua Scola.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão