Empreendedorismo
Techs ajudam autônomos e pequenos negócios a ter espaço na internet
As empresas brasileiras ainda estão na contramão de tendências percebidas na população, desperdiçando oportunidades escancaradas pela internet. Levantamento divulgado pelo Sebrae neste mês dá conta de que 51% dos brasileiros têm acesso à rede, entretanto apenas 27% dos negócios mantêm sites – ou seja, mais de sete em cada dez empresas estão desconectadas, não existem na web, ignorando chances de negócios, vendas e marketing.
Como dimensão desse “desperdício”, o recente Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Comércio Móvel no Brasil sinaliza um crescimento representativo das compras realizadas por internautas. De setembro de 2015 ao mesmo mês de 2019, a proporção de brasileiros que usam a internet e fizeram compras por meio da rede avançou de 41% para 85% – favorecendo quem já entendeu a vantagem da presença online.
É de olho nessa percepção – de que a maioria das empresas ainda precisa ocupar seu espaço no mundo digital para fazer negócios – que têm se multiplicado plataformas e funcionalidades para facilitar o desenvolvimento da presença online.
Rede social focada no relacionamento profissional, o Linkedin trouxe para o Brasil o recurso “Disponível para Negócios”, lançado nos Estados Unidos em julho. Disponibilizada em novembro para seus 40 milhões de usuários brasileiros, a funcionalidade permite que pequenos negócios e profissionais autônomos indiquem em seus perfis quais serviços prestam, e viabiliza contatos pela própria ferramenta para a atração de clientes.
Presente em sete países, a startup britânica UENI também desembarcou no Brasil recentemente e, com pouco mais de um mês de atividades, já colocou no ar mais de 25 mil páginas para profissionais autônomos e pequenas empresas, concentradas principalmente nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador.
Sem custos, a prestadora recebe as informações do negócio ou serviço, que são processadas de modo automatizado e então revisadas manualmente por uma equipe especializada. Os modelos utilizados levam em consideração parâmetros aplicados pelos mecanismos de busca e se baseiam em textos desenvolvidos e direcionados ao mercado brasileiro, criados para atender 700 tipos de atividades.
A plataforma internacional sincroniza textos e fotos com os dados fornecidos pelo empreendedor e em seguida o time de controle faz os ajustes finais para garantir que cada site esteja de acordo com o negócio do qual será vitrine. O usuário também poderá destacar aspectos comerciais, como promoções, preços e reviews das redes sociais.
A empresa oferece ainda planos pagos de consultoria de posicionamento de marca, acompanhamento para incremento de vendas e atendimento ao cliente, entre outros. Com ampla atuação no mercado internacional, a plataforma UENI tem seu principal escritório em Londres e acaba de receber rodada de investimentos com a injeção de US$ 12 milhões. Para 2020, a companhia pretende quintuplicar seu número de clientes, alcançando 2 milhões de negócios no mundo todo.