Thumbnail

A busca por estabilidade financeira foi apontada como o principal objetivo do planejamento por 29,4% dos entrevistados. Crédito: Freepik.

Rafael Mendes

Rafael Mendes

Rafael Mendes é CEO da RP Trader.

Finanças pessoais

Pesquisa aponta que quase 70% dos brasileiros da região Sul realizam planejamento financeiro

10/05/2024 15:41
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Planejamento Financeiro (Planejar) revelou que 68,5% dos brasileiros residentes na região Sul do país realizam planejamento financeiro. O estudo, em sua quarta edição, foi conduzido em março em parceria com o Instituto de Planejamento Estratégico (IBESPE). A pesquisa considerou uma amostra de 649 entrevistas, estratificadas de acordo com parâmetros adotados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dentre os entrevistados, 29,4% destacaram a busca por estabilidade financeira como principal objetivo do planejamento, seguido por 23,6% que mencionaram a organização das finanças e 23,4% que apontaram a intenção de adquirir bens imóveis, como casa, apartamento etc.
Quanto ao período de foco para planejamento financeiro, a maioria dos sulistas demonstrou interesse para o longo prazo, com 54,1% buscando se planejar financeiramente para um futuro distante. Em contraste, 26,3% direcionam seus esforços para o curtíssimo prazo, enquanto 17,2% e 10,5% concentram-se no curto e médio prazo, respectivamente.
Por outro lado, a pesquisa indica que, entre aqueles que afirmaram não realizar planejamento financeiro, 66,7% justificaram a falta de renda suficiente como o motivo principal. Em segundo lugar, com 26,5%, está a percepção de não haver necessidade para tal prática. Por fim, 6,9% mencionaram a falta do hábito de investir ou disposição para fazê-lo.
Quando questionados sobre a assistência de um assessor financeiro para o planejamento financeiro, 72,8% afirmaram não contar com esse suporte, enquanto 27,2% declararam ter o apoio de um profissional. Dentro desse último grupo, uma parcela substancial (28%) relatou contar com a ajuda de parentes e amigos; 27,3% mencionaram o gerente do banco; e 22,7% recorrem a um agente ou consultor autônomo para essa finalidade.
Segundo Osvaldo Cervi, vice-presidente do conselho de administração da Planejar, houve uma melhora significativa na conscientização sobre a importância do planejamento financeiro. No entanto, ele ressalta que ainda há um longo caminho a percorrer em relação à compreensão da relevância do planejamento visando objetivos mais duradouros. 
Cervi ainda destaca a instabilidade econômica e o alto nível de endividamento das famílias como fatores que influenciam a visão sobre estabilidade financeira. “Embora haja ainda um percentual grande de pessoas buscando organização para lidar com as dificuldades imediatas, à medida que ocorre um amadurecimento e maior compreensão sobre o planejamento financeiro, é esperado um maior deslocamento dos objetivos de curto para longo prazo”, afirma.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão