Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Preparando lideranças

Orientar as organizações para o futuro: um dos principais papéis das lideranças

17/02/2023 19:53
Quando o assunto é criar orientações para o futuro das organizações, lideranças se valem de alguns instrumentos tradicionais e que continuam sendo válidos atualmente. Entre os principais instrumentos estão as clássicas declarações de visão, missão, valores e propósito organizacional - e, mais recentemente, a utilização do manifesto.
Geralmente, os objetivos desses instrumentos estão relacionados à criação de uma clara e expressa orientação do futuro da organização, que seja capaz de fortalecer sua identidade e cultura a longo prazo, de inspirar e motivar as pessoas, impulsionando-as para a realização das atividades que conduzirão ao futuro pretendido e dar clareza de rumo e direção.
As orientações são complementares e cada uma cumpre uma função:
Visão: a visão de uma empresa é aonde ela quer chegar em um determinado tempo. Ela é expressa, geralmente, por uma ou mais metas estratégicas.
Missão: define os principais motivos da existência da empresa. É aquilo que ela determina como a razão de ser do seu negócio.
Valores: representa um dos elementos principais da identidade e da cultura organizacional. Os valores organizacionais são formados pelo conjunto de comportamentos, atitudes e crenças praticados no dia a dia e que determinam quem a empresa é, o como ela age e o que defende. É isso que diferencia uma organização das outra.
Propósito: principal benefício ou contribuição que a empresa gera para a sociedade.
Manifesto: trata-se de uma comunicação que expressa “a voz da empresa ou da marca” e sua promessa. Uma declaração escrita que apresenta as intenções, motivos e pontos de vista da organização. É um poderoso instrumento de comunicação e alinhamento, ajudando a orientar, engajar e conectar os diferentes públicos que interagem com a marca ou a empresa.
Todos esses elementos fazem parte de um conjunto de orientações estratégicas que darão às lideranças a base para criar e estabelecer diretrizes aos colaboradores e unidades sob sua responsabilidade. Será a partir dessas orientações que serão elaborados e executados os desdobramentos estratégicos, táticos e operacionais da organização por meio de diversos projetos, planos e ações, além de, ao mesmo tempo, assegurar a sua convergência e a coerência com a estratégica de longo prazo, assim como fazê-los atingir, de maneira eficaz, os objetivos e resultados organizacionais.
Em suma, são as orientações estratégicas que possibilitam à organização focar os esforços e recursos nas questões essenciais que irão promover as transformações necessárias para a criação do futuro organizacional desejado.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão