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Camila Farani elenca dicas de empreendedorismo baseadas em como salões de beleza têm se readaptado durante a pandemia.

Camila Farani

Empreendedorismo

O que podemos aprender com a readaptação dos salões de beleza durante a crise

26/07/2020 11:00
Na última terça feira (21), foi dia de VAI TER LIVE no meu Instagram e o tema tratado foi beleza e bem-estar. Em um momento em que todos estamos isolados em nossas casas e sem contato com o mundo exterior, ninguém se preocupa mais com a beleza e o visual, certo? Errado! Apesar dos salões de belezas terem fechado as portas, o mercado da beleza não parou, vendas de produtos começaram a ser feitas pela internet e as próprias pessoas passaram a ser profissionais da beleza por um determinado tempo, utilizando o método “faça você mesmo”.
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Muitos empreendedores do ramo da beleza tiveram que fechar as portas durante a pandemia da Covid-19. Consequentemente, sua renda diminuiu: segundo dados do Sebrae, 62% dos salões de beleza no Brasil fecharam as portas.
Com a renda menor e a crise chegando, algumas soluções foram adotadas. Salões começaram a oferecer planos adiantados, ou seja, um produto é vendido e, quando o salão voltar a funcionar, o cliente poderá usufruir deste plano. Desta forma, durante a pandemia os empreendedores conseguiram amenizar a queda na renda.
Com a reabertura gradativa dos comércios, salões de beleza passaram a adotar medidas mais severas de segurança para que seus clientes não corressem nenhum risco de saúde. Assim, estes salões se tornaram “templos” de segurança ao se adaptar às novas orientações para evitar quaisquer tipos de contágio, oferecendo todos os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus, uma vez que o contato físico entre o profissional da beleza e cliente, na maioria das vezes, é necessário.
Mas ser cauteloso não é o único plano para quem deseja continuar crescendo com os segmentos da beleza e do bem-estar na pós pandemia. Acoplar outros serviços do ramo vem sendo uma tendência: uma solução para um salão de beleza que oferecia somente cortes de cabelo se alavancar na pós-pandemia é oferecer nutricionista, massagem, manicure... Essa união entre profissionais de segmentos da beleza e do bem-estar trará mais tração e curiosidade dos clientes para experimentarem e utilizarem o seu produto/negócio.
Com essa junção de várias áreas da beleza e bem-estar, o efeito chamariz fica mais fácil e pode ser aplicado pelo comerciante e empreendedor. Em resumo, essa técnica trata de utilizar a necessidade que nós, seres humanos, temos em fazermos comparações para tomarmos decisões supostamente racionais e corretas. Ou seja, com essa técnica você oferece diversos produtos para um cliente e ainda consegue “influenciar” seu cliente a escolher o produto que você deseja que ele escolha. Desta forma, tanto o lado do cliente como o seu, de empreendedor, sai ganhando.
A comunicação e a transparência em um momento de crise também necessitam serem postas em prática. A transparência trará clareza, coerência e credibilidade ao seu negócio. Esses são requisitos essenciais para conquistar seus funcionários e também seus clientes.
Não há mais espaço para empresas e negócios que mantêm as informações inacessíveis. A percepção de valor próprio mudou: o colaborador sabe o que pode trazer de bom para a empresa, mas espera que seu chefe, o empreendedor, deposite confiança nele. Assim, reconhecimento, transparência, ética e possibilidade de crescimento andam juntos e todas essas coisas irão influenciar no atendimento de seu cliente.
Se você deseja ficar por dentro dos assuntos mais relevantes do mundo do empreendedorismo, não perca o próximo VAI TER LIVE, que será na próxima terça-feira no Instagram @camilafarani às 18h. O tema? Surpresa....
Por último, tenho um recado muito importante para dar para você. Entre os dias 13 a 19 de agosto, vou dar sete aulas gratuitas e online para te ajudar a impulsionar o seu negócio! Para saber mais e se inscrever é só acessar o site.