Thumbnail

O projeto criado é uma tecnologia proprietária de IA, capaz de identificar visualmente e contextualizar gestos individuais por meio de um conjunto de dados de milhares de vídeos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Crédito: Freepik.

SXSW 2024

Tradutor simultâneo de língua de sinais desenvolvido pela Lenovo com o CESAR é finalista do SXSW 2024

GazzConecta
19/02/2024 14:33
O CESAR, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, comemora um feito histórico: o case do tradutor simultâneo de língua de sinais, desenvolvido pela Lenovo por meio da parceria com a organização, está entre os finalistas do SXSW 2024 na categoria inteligência artificial. O maior festival de inovação e tecnologia do mundo acontecerá entre os dias 8 e 16 de março, em Austin, no Texas (EUA), e é o único projeto de uma empresa da América Latina a figurar como finalista nesta edição do evento, que é voltado para as tendências e inovações nas áreas de tecnologia, cinema, TV e música, com premiações em diversas categorias.
O projeto criado é uma tecnologia proprietária de IA, capaz de identificar visualmente e contextualizar gestos individuais por meio de um conjunto de dados de milhares de vídeos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Com isso, os movimentos são capturados e transformados em mensagens de texto e áudio, em português e de forma simultânea. Foram cinco anos de desenvolvimento do projeto, que contou com financiamento de US$ 4 milhões por parte da Lenovo.
Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, estar entre os finalistas já é um marco para o Centro. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto, que tem um papel tão especial para a inclusão de pessoas com deficiência. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para a aprimoração e inovação de produtos e serviços, por meio do uso da tecnologia. Outro ponto que nos enche de orgulho é sabermos que somos o único representante da América Latina na premiação. Isso nos motiva a ir cada vez mais longe!”, diz em nota.
"Estou empolgado por fazer parte desse projeto tão inspirador. Como parte da visão da Lenovo que é oferecer tecnologia inteligente para todos, essa solução de AI preenche lacunas de comunicação existentes, além de potencializar seu uso para acelerar o aprendizado de LIBRAS, usando visão computacional para rastrear a precisão dos gestos e “instruir” os usuários a fazerem ajustes”, ressalta Hildebrando Lima, diretor de P&D da Lenovo.

Inclusão

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 5% da população brasileira é composta por pessoas com alguma deficiência auditiva. Ou seja, são mais de 10 milhões de cidadãos com deficiência, sendo 2,7 milhões com surdez profunda. No mundo, esse número cresce para 430 milhões de pessoas que têm perda auditiva moderada ou grave no ouvido com melhor audição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Inclusão é a palavra-chave que acompanha todo o processo de desenvolvimento do projeto, e é prova da importância de times diversos para produzir tecnologia e inovação. A Lenovo e o CESAR encararam o desafio de construir uma solução feita, de fato, por e para usuários surdos e deficientes auditivos. Assim, além de testes exaustivos e consulta a especialistas, designers e engenheiros com deficiência auditiva foram integrados à equipe.
Durante o processo, foi constatado, entre outros pontos, que os momentos de maior dor para o usuário surdo/deficiente auditivo ocorrem ao buscar informação e detalhes sobre o que comprar – o que resultou em algumas alternativas de solução.
“O propósito desse projeto vai muito além de ofertar um novo serviço. Entendemos a importância da acessibilidade e inclusão e, junto com a Lenovo, buscamos desenvolver algo de impacto para a sociedade. Usar a tecnologia a favor de uma comunidade de pessoas é muito gratificante. É a soma das nossas expertises com a finalidade de contribuir para o bem-estar coletivo”, finaliza Eduardo Peixoto.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão