Thumbnail

Encontro de prefeitos com a Fira Barcelona durante o Smart City Expo World Congress 2022

Smart City Expo World Congress

Smart City Expo World Congress 2022: comitiva de smart cities leva grupo recorde de brasileiros para Barcelona

iCities*
07/12/2022 16:20
O Brasil foi destaque no maior evento mundial em cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress, realizado em Barcelona, na Espanha, no final de novembro. Além de um estande inédito na feira, o país levou a maior delegação de uma mesma nacionalidade para o evento. Boa parte também participou da Smart City Week – Comitiva Barcelona 2022, organizada pelo quinto ano consecutivo pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo hub iCities, que promove anualmente a edição brasileira do evento em Curitiba.
Profissionais, gestores e entusiastas brasileiros do ecossistema global de cidades inteligentes participaram de cinco dias de imersão na capital mundial das smart cities. Além de integrar a programação do Smart City Expo World Congress, a comitiva participou de uma intensa semana de conhecimento, experiências e contato com o futuro das cidades. Representante do consórcio Fira Barcelona no Brasil, o iCities é o hub de negócios que organiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba, a edição brasileira do evento mundial de cidades inteligentes. A comitiva conta ainda com a organização logística da Global Business e a certificação da La Salle Technova.
“Os participantes da comitiva participaram dos três dias de feira e congresso, fizeram muito networking entre os integrantes, de todo o país, além de uma programação exclusiva e específica da comitiva, com tradução simultânea. Além dos eventos com a La Salle, realizamos visitas técnicas exclusivas com representantes do bairro 22@ (antiga zona industrial convertida em polo de inovação), em centros de inovação, multinacionais e cases como o sistema de gestão de resíduos e o sistema integrado de transportes urbanos”, celebra Caio Castro, sócio diretor do iCities.
A comitiva reuniu representantes de 37 cidades de todas as regiões do Brasil, com 27 prefeitos e prefeitas de 16 estados, sendo quatro capitais: Curitiba, São Paulo, Florianópolis e Goiânia. Também estiveram presentes secretários dos governos do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além de diretores e representantes das Federações das Indústrias de São Paulo e Santa Catarina, entre outras entidades e executivos da iniciativa privada.

Curitiba renova contrato com a Fira Barcelona

Durante o congresso, Curitiba renovou o contrato exclusivo com a Fira Barcelona, entidade público-privada da Catalunha, na Espanha, para a realização da quarta edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB), entre os dias 22 e 24 de março de 2023. A capital é a única cidade brasileira chancelada pela Fira com contrato exclusivo para a realização do evento.
A assinatura antecipada entre a Fira e a cidade sede do SCECWB foi realizada em Barcelona durante o Smart City Expo World Congress. Além de Beto Marcelino, embaixador da Fira Barcelona no Brasil e diretor de relações governamentais do iCities, a assinatura do contrato contou com a presença do presidente da entidade catalã, Ricard Zapatero; do presidente do Smart City Expo World Congress, Ramón Roca; do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; do vereador curitibano Tico Kuzma; e da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi.
Beto Marcelino assina a renovação do contrato com a Fira Barcelona. Foto: Divulgação iCities.
Beto Marcelino assina a renovação do contrato com a Fira Barcelona. Foto: Divulgação iCities.
“Para o iCities, hub de negócios e inovação que organiza o Smart City Expo Curitiba desde 2018, é uma satisfação enorme assinar o contrato com a Fira Barcelona, que reforça a confiança da entidade com a nossa empresa e com a Prefeitura de Curitiba pelo trabalho realizado nos últimos anos. Até mesmo pela justa concorrência que enfrentamos com outras cidades pelo país, que desejam sediar o evento, o que amplia ainda mais o reconhecimento de Curitiba ano após ano”, celebra Marcelino.

Cases para as cidades brasileiras

A delegação de brasileiros contou também com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Sebrae (nacional, Minas Gerais e Paraná) e o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina). Em 2021, ainda diante dos receios da pandemia, a comitiva foi a segunda maior do evento, com 150 participantes. "A programação da comitiva possibilita aos membros a oportunidade de conhecer em que direção as cidades irão. Mais da metade da população mundial vive em cidades, e no Brasil já são praticamente 90%. Todo o desenvolvimento se dá nas cidades. Precisamos entender em que direção o mundo vai seguir para preparar as nossas cidades e a nossa população nessas perspectivas futuras", avalia Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR) e professor do programa Smart City Expert.
"Barcelona é um destino que impressiona e nos leva a uma realidade ainda distante da nossa cidade, mas que oferece experiências possíveis de serem executadas. Um exemplo foi a visita à Cisco, cuja tecnologia ainda é pouco aplicada a serviço dos cidadãos. Assim como iniciativas de sustentabilidade. Cidades inteligentes fazem o acolhimento da população", considera Cordélia de Almeida, prefeita de Eunápolis (BA). A visita ao Cisco Innovation Center chamou a atenção da comitiva pela participação de um convidado direto do Brasil, em holograma.
Localizado em uma capela desativada, o Barcelona Supercomputing Center (Centro Nacional de Supercomputação, um dos datacenters mais bonitos do mundo) foi um dos pontos altos da programação da comitiva. Assim como o Barcelona Centre de Disseny (BCD), que trabalha o design como fator de transformação para a sociedade por meio da sustentabilidade e competitividade.
Além da emblemática visita ao distrito de inovação 22@ junto de Josep Piqué, presidente da La Salle Technova, os participantes também fizeram uma visita ao Porto de Barcelona, que integra o Smart Ports ao lado dos portos de Antuérpia, Hamburgo, Los Angeles, Montreal e Roterdã, com projetos inovadores em sustentabilidade ambiental, social e econômica, além da digitalização e mobilidade.
"Trocamos muitas experiências, constatando cada vez mais que as cidades inteligentes são uma realidade em todo mundo, proporcionando mais eficiência no gasto público para as pessoas que escolheram as cidades para viver. Iremos aplicar alguns projetos baseados no que aprendemos nesses dias em Barcelona", afirma Wanderson Bueno, prefeito de Viana (ES).
Com a proposta de “Segurança Alimentar e Nutricional – Agricultura Urbana e Desenvolvimento Social”, Curitiba foi reconhecida uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, finalista ao lado de Seul (Coreia do Sul), Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colombia), Sidney (Austrália) e Toronto (Canadá) no Word Smart City Awards 2022. O vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel, a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, e o vereador Tico Kuzma representaram a cidade no congresso e participaram da programação da comitiva, na visita à Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), com tecnologias inovadoras que ampliam a satisfação dos usuários de metrô e ônibus urbano.
*O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de soluções inteligentes para cidades.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão