Thumbnail

Por meio do LabEdu, professores da rede municipal de ensino de Curitiba estão recebendo conhecimento sobre o uso de novas tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo tecnologias imersivas. Crédito: Divulgação.

LabEdu

PUCPR lança laboratório de tecnologia educacional para professores da rede municipal de Curitiba

GazzConecta
03/04/2024 12:33
A Escola de Educação e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lançou em março o Laboratório de Tecnologias Educacionais, o LabEdu. Em parceria com o Centro de Realidade Estendida (CRE-PUCPR) e a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SMEC), o programa de formação de professores está levando aos docentes da rede municipal de ensino da capital o conhecimento do uso das novas tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo tecnologias imersivas.
Cerca de 170 professores estão recebendo a formação, designados pela SMEC para o projeto, e se tornarão multiplicadores do conhecimento junto a outros educadores da rede. Com isso, os professores da rede municipal de ensino terão acesso a técnicas de uso de tecnologias como a realidade estendida e aumentada. O programa voltado à tecnologia e educação terá cinco turmas com módulos de 20 horas e terá duração de um ano. Durante 2024, centenas de estudantes da rede municipal também serão beneficiados pelas novas experiências de aprendizagem na PUCPR.
Para o professor Cesar Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e patrocinador do Labedu, é fundamental a formação permanente dos professores em sintonia com as tendências atuais da educação, que alia concepções pedagógico-metodológicas e competências digitais. “O projeto busca valorizar as competências do saber-fazer, saber-agir e saber-ser na realidade escolar pela formação de professores comprometidos com a qualidade da educação e a vivência dos valores éticos”, aponta.
As formações acontecem no Centro de Realidade Estendida, espaço inaugurado em junho de 2023, que busca promover aprendizados mais experienciais e que se adaptam às necessidades da sociedade e ao futuro das carreiras. Com mais de três mil metros quadrados, o espaço é inédito no âmbito das Instituições de Ensino Superior, resultado de uma longa caminhada da instituição rumo à inovação.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão