Thumbnail

Evento foi idealizado por Tiago Francisco. Crédito: Divulgação

Nos bares da cidade

Festival de Inovação de Curitiba entra em contagem regressiva

GazzConecta
01/03/2024 14:16
Nos últimos anos, Curitiba e inovação se tornaram praticamente sinônimos. Prova disso são os inúmeros eventos, parcerias, prêmios e ações de incentivo ao ecossistema de inovação que tem como sede a capital paranaense. Este ano, o calendário oficial da cidade passa a contar com mais um evento de fôlego: o Festival de Inovação de Curitiba, cuja abertura será realizada no dia 18 de março (segunda-feira), às 18h30, no Bar do Alemão (Largo da Ordem).
“Curitiba vai transformar o futuro da humanidade e começaremos como tudo começa: com grandes ideias. Traremos especialistas de vários setores da cidade para apresentarem seus conteúdos aos curitibanos, e tudo isso acontecerá em happy hours descontraídos nos bares da cidade”, explica Tiago Chico, idealizador do festival e do Universo Curitiba. Tiago criou o Vale do Pinhão enquanto secretário municipal de Inovação, projeto que direcionou Curitiba para o título de Cidade Mais Inovadora do Mundo.
Ao todo, serão mais de 80 palestras distribuídas ao longo de seis dias de programação, entre 18 a 23 de março, sendo cinco noites reservadas para troca de ideias nos principais bares da cidade, com público estimado em 2 mil pessoas. Participam do Festival de Inovação os bares The Oak, Bar do Alemão, We Are Bastards, Boteco Boa Praça, Quintal do Monge, Sheridan´s, Mustang Sally e O Jardineiro. O evento é gratuito, com inscrições pelo link.
O Festival de Inovação de Curitiba será realizado paralelamente ao Smart City Expo Curitiba 2024, maior evento de inovação da América Latina, e à FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes), que movimenta o Centro de Curitiba.

Trilhas e palestrantes

As 10 trilhas do festival são divididas em temas: A revolução no Mercado Imobiliário, A evolução do ser humano e da sociedade, A Nova Sociedade, As Transformações no Direito, Inovação na Administração Pública, Evolução dos Ecossistemas de Inovação, Inovação nos Pequenos Negócios, Desafios de Sustentabilidade, Impactos da IA na humanidade e Futuro de Curitiba e das Cidades.
“Dentro de cada trilha reuniremos especialistas dos mais diversos campos para um ambiente de bate-papo e troca de ideias para o futuro. Todos os dias, cada bar participante vai receber um evento, com três palestrantes que farão apresentações de 15 minutos cada”, explica Tiago.
Cofundador e CEO da Bematech, Marcel Malczevski vai palestrar sobre “Inovação e impacto: investindo no futuro por meio” no dia 20 de março, às 18h30, no Bar do Alemão. Premiado pela E&Y e a Revista em Exame "Empreendedor do Ano no Setor de Tecnologia" em 1999, Marcel é presidente do Conselho de Administração da Copel, membro do Conselho de Administração da Positivo Tecnologia. Foi membro do "International Advisory Board" da Fundação Dom Cabral pelo período de dez anos e preside ainda a TM3 Capital.
Já Arsenio de Almeida Neto, diretor executivo da GT Building, tem mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário. Foi CEO do Fundo Equity International de Chicago por cinco anos. Ele integra o conselho consultivo da Árbore Engenharia em São Paulo e participa do YPO Brasil. Como embaixador Climability da GT Building, lidera com visão de futuro e sustentabilidade. Arsenio vai abordar “O compromisso das empresas com o futuro” no dia 18 de março, às 18h30, no Bar do Alemão
O empreendedor e membro do conselho da Endeavor, Robson Privado, co-fundador e CGO da MadeiraMadeira – um dos três unicórnios do Sul do Brasil (startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares) -, também é presença confirmada no Festival de Inovação. Robson tem sólida experiência em e-commerce com foco em marketing, produto e vendas. Motivado a trabalhar com inovação e tecnologia, é apaixonado por gestão, cultura e growth. Em 2012 integrou o time da MadeiraMadeira como co-fundador e desde então trabalha com o desenvolvimento dos times de Marketing, Vendas e Produto. Ele vai falar sobre “O futuro do varejo nas cidades” também no dia 18, às 18h30, no Bar do Alemão.
O Festival de Inovação de Curitiba vai reunir também os palestrantes (confira a lista completa):
  • Professor Motta (Mestre em Educação, Especialista em Gestão Educacional, Tecnologias Emergentes e Aprendizagem Ativa. Professor, pesquisador, speaker, autor e entusiasta em Inovação Educacional.) Dia 21/3 às 18h no The Oak.
  • Fred Carstens (Fundador e CEO inovação da Realiza Arquitetura. Mais de 16 milhões de m2 projetados. Autor de projetos como o Brava Home Resort, Bravíssima e Serra Juvevê. Fundador e presidente da Asbea PR. Mestre em Arquitetura e Urbanismo; Autor do livro “Como criar prédios espetaculares em 16 lições”). Dia 19/3 às 19h em O Jardineiro.
  • Adriana Kalinowski (Designer especialista em gerenciamento de projetos, com certificações em gestão, empreendedorismo, liderança, estratégias, atuação em redes, formação de governanças e ecossistemas. Desenvolve metodologias para design de futuros. Atua como consultora empresarial no Sebrae Paraná há quase 20 anos, coordena projetos setoriais para desenvolvimento da inovação e cria oportunidades de negócios para pessoas e cidades inteligentes.) Dia 20/3 as 18h30 no Bar do Alemão.
  • Dario Paixão (Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Doutor em Gestão pela Universidad de Málaga. Professor da UFPR). Dia 22/3 às 18h no The Oak.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão