Thumbnail

Vencedores da etapa Paraná em 2022, com lideranças do Estado e do Sebrae/PR. Crédito: Inove

Prefeitura Empreendedora

Etapa PR do Prêmio Sebrae tem 30 finalistas

GazzConecta
07/03/2024 11:17
Trinta projetos de boas práticas de gestões públicas municipais, de 27 prefeituras paranaenses, são finalistas da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que será realizada em Curitiba, no dia 18 de abril. A premiação reconhece iniciativas que contribuem para a criação e/ou aprimoramento de um ambiente de negócios favorável para a consolidação e crescimento das micro e pequenas empresas, impactando no desenvolvimento social e territorial.
Os primeiros classificados em cada umas das dez categorias irão competir na final nacional, que será realizada em junho, em Brasília. No Paraná, a iniciativa recebeu 145 inscrições. O PSPE está dividido em dez categorias: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; e Governança Territorial. Cada prefeitura pôde inscrever projetos em até duas categorias distintas.
O consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Melo Viana, explica que os projetos finalistas foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por 22 representantes do Sebrae e do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme).
“O Prêmio é uma forma de evidenciar a evolução das ações municipais no que diz respeito à agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios. Além disso, a iniciativa estimula a inovação no setor público e inspira novos projetos”, pontua.
Até o final de fevereiro, estão sendo realizadas visitas técnicas nos municípios finalistas, para: atestar a veracidade das informações descritas no formulário eletrônico de inscrição; avaliar, qualitativamente, as iniciativas inscritas; e buscar novas informações acerca da iniciativa implementada, por meio da escuta dos depoimentos de representantes das prefeituras e beneficiários das iniciativas.

Turismo e sustentabilidade

Curitiba é finalista nas categorias Turismo & Identidade Territorial e Sustentabilidade & Meio Ambiente. Conforme o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, nos últimos sete anos, a Prefeitura de Curitiba tem investido na inovação como agente de transformação social, com a realização de programas e projetos que priorizam a sustentabilidade em áreas como meio ambiente, segurança alimentar e governança.
“É com alegria que meu coração de prefeito tem a notícia de que recebemos mais este reconhecimento, vindo do Sebrae, como finalistas das categorias de Turismo e Sustentabilidade neste importante prêmio às prefeituras empreendedoras”, comemora.
Segundo ele, a cidade se comprometeu em reduzir as emissões de gases poluentes e criou a Pirâmide Solar, com painéis de energia renovável sobre um aterro sanitário desativado; que vai rumo à eletromobilidade, com frotas de ônibus elétricos; que investe na segurança alimentar da população, com as Fazendas e Hortas Urbanas, Mesas Solidárias, Armazéns e Sacolões da Família; dos aplicativos que levaram os serviços da Prefeitura para a mão dos curitibanos; que investiu no turismo com a maior programação natalina no País, que voltou a ser palco de shows e de grandes eventos internacionais, como o Smart City Expo Curitiba.
“Fomos uma das primeiras cidades reconhecidas como Destino Turístico Inteligente (DTI) do Brasil; impulsionamos o turismo de negócios ao reduzir o ISS de feiras, congressos, shows; criamos os Liceus de Ofícios Criativos com capacitações aos profissionais do setor e estamos modernizando o turismo em Curitiba, com digitalização de serviços”, pontua.

Destaque

Em nível nacional, o Paraná tem destaques no Prêmio desde a primeira edição. Jacarezinho levou o prêmio duas vezes, em 2012 e 2022, última edição. A lista de projetos paranaenses que venceram o PSPE, nacionalmente, tem ainda Guarapuava (primeira edição), Carlópolis (décima edição), Ponta Grossa (décima edição), Santa Helena (segunda edição), Munhoz de Mello (sexta edição), Laranjeiras do Sul (nona edição), Bom Sucesso do Sul (sétima edição) e Cascavel (sétima edição).
Desde 2001, na primeira edição, mais de 11 mil iniciativas, oriundas de todos os estados do País, foram inscritas no PSPE. Mais de mil práticas foram premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das ações municipais no que diz respeito à agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão