Thumbnail

O lançamento não foi confirmado pela proprietária do ChatGPT. Crédito: Freepik.

Data não confirmada

OpenAI pode anunciar concorrente de busca do Google na segunda-feira (13)

GazzConecta
10/05/2024 12:02
Segundo a Reuters, a OpenAI pode anunciar na segunda-feira (13) seu próprio buscador alimentado por inteligência artificial, que pode vir a ser um forte concorrente do Google. De acordo com a agência de notícias, a proprietária do ChatGPT se recusou a confirmar o lançamento.
A data escolhida parece ser estratégica, uma vez que o anúncio pode ser acontecer um dia antes do início do I/O do Google 2024, conferência anual da gigante de tecnologia que começa na terça-feira (14) e na qual são anunciados seus novos produtos. A expectativa é de que esses produtos estejam relacionados à inteligência artificial.
Citada pela Reuters, a Bloomberg aponta que o buscador da OpenAI é uma extensão de seu produto principal, o ChatGPT. Ele vai permitir que o chatbot obtenha informações diretas da internet e inclua citações.
Observadores da indústria veem o ChatGPT como alternativa para reunir informações online, apesar das dificuldades para fornecer informações com precisão em tempo real. Anteriormente, a OpenAI o integrou ao Bing da Microsoft para assinantes pagos, enquanto o Google lançou recursos de IA para seu próprio mecanismo de busca.
O buscador da OpenAI também pode ser um concorrente do Perplexity AI, que oferece uma interface de busca nativa de IA que também mostra citações nos resultados, além de imagens e textos em suas respostas. A startup criadora do Perplexity foi fundada em 2022 por um ex-pesquisador da OpenAI e, hoje, está avaliada em US$ 1 bilhão. Em uma postagem de janeiro deste ano em seu blog, a empresa anunciou que possui 10 milhões de usuários ativos mensais.
Após seu lançamento no fim de 2022, o ChatGPT foi considerado o aplicativo mais rápido a atingir 100 milhões de usuários ativos mensais. No entanto, de acordo com a Reuters, o tráfego mundial para o site do ChatGPT teve altos e baixos no último ano e agora está voltando ao pico de maio de 2023. A informação é da empresa de análise Similarweb. A agência de notícias aponta também que a OpenAI está sob pressão para expandir sua base de usuários.
Uma tentativa anterior de trazer informações atualizadas e do mundo real para o ChatGPT, chamada de plugins ChatGPT, foi encerrada em abril, de acordo com um post no centro de ajuda do site da OpenAI.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão