Thumbnail

O GPT-4o foi projetado para oferecer maior compreensão de textos, imagens e sons, além de proporcionar uma conversação por voz mais realista. Crédito: Reprodução/OpenAI.

GPT-4o

OpenAI lança modelo mais avançado - e gratuito - do ChatGPT 

GazzConecta
13/05/2024 17:55
Embora se esperasse que o grande anúncio da OpenAI nesta segunda-feira (13) fosse sobre sua própria ferramenta de busca, informação descartada pela empresa e seu CEO, Sam Altman, na tarde da última sexta-feira (10) no X (antigo Twitter), o que a dona do ChatGPT fez foi lançar seu mais novo avanço em inteligência artificial, o GPT-4o, em uma transmissão ao vivo conduzida pela CTO da OpenAI, Mira Murati.
O novo modelo foi projetado para oferecer maior compreensão de textos, imagens e sons, além de proporcionar uma conversação por voz mais realista. As capacidades aprimoradas de áudio permitem interações mais naturais com o GPT-4o, com respostas em tempo real e a capacidade de interromper a ferramenta durante uma conversa.
A apresentação trouxe demonstrações das novas capacidades da atualização do ChatGPT. Em uma delas, o assistente de voz leu uma história em diferentes vozes e tons emocionais, e em outra demonstração, usou suas habilidades de visão para resolver uma equação matemática. Além disso, o GPT-4o apresenta melhorias significativas em tradução de idiomas em tempo real e é especialmente eficaz em capacidades de visão e áudio.
O GPT-4o será disponibilizado nas próximas semanas, sendo oferecido gratuitamente devido à sua eficiência superior em relação aos modelos anteriores da OpenAI, como destacado por Mira Murati durante o evento. No entanto, os usuários pagos terão acesso a capacidades ampliadas com o GPT-4o.
Este é um dos maiores lançamentos da OpenAI desde o ChatGPT Enterprise, com a empresa planejando abrir a interface de programação de aplicações (API) para permitir que os desenvolvedores construam aplicativos usando o novo modelo. O GPT-4o oferece ainda melhorias substanciais em velocidade e custo em comparação com o GPT-4 Turbo.
De acordo com a OpenAI, o GPT-4o "representa um avanço em direção a uma interação humano-computador muito mais natural". O "o" vem de "omni", palavra latina que pode ser traduzida como "tudo" ou "todo". No contexto do novo modelo, ele indica a capacidade de compreender e processar uma variedade de modalidades (texto, áudio, visão e outras formas de entrada e saída de dados) de forma abrangente e integrada.
Além do lançamento do GPT-4o, a OpenAI também anunciou nesta segunda-feira a versão desktop do ChatGPT, com uma nova interface de usuário.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão