Thumbnail

Uma das principais características das agrotechs é trazer soluções que facilitem o dia a dia do produtor rural. Créditos: Freepik.

Agronegócio

Guia completo sobre agrotech brasileiras

Content Driven
Content Driven
22/01/2024 10:13
A união entre o agronegócio e a tecnologia não é tão nova, ainda mais em um setor tão grande como é no Brasil.
Para se ter uma ideia, a agronomia carrega 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e representa 21% da soma de todas as riquezas produzidas no território nacional. Esse efeito gera um quinto de todos os empregos do país e 43,2% das exportações brasileiras, chegando ao patamar de U$ 96,7 bilhões em 2019.
Mesmo neste cenário gigantesco, as startups voltadas ao agronegócio são 1.703 espalhadas pelo Brasil, segundo o mapeamento “Radar Agtech Brasil”, publicado na revista Forbes
As agrotechs, como são chamadas, vieram para revolucionar a produção no campo, conseguindo potenciar as tarefas diárias dos agricultores. Um exemplo são os sistemas de monitoramento de chocadeiras, os quais, por meio de aplicativo, conseguem diminuir as idas do avicultor até a granja.
E é justamente sobre essas empresas disruptivas que falaremos ao longo deste artigo. E no decorrer da nossa conversa, você conhecerá: 
    Para saber mais, basta continuar a leitura. 

    O que é uma agrotech?

    Antes de falarmos sobre agrotech, é preciso dar um passo atrás e trazer o significado da sua área de inspiração: a startup
    Esse termo era praticamente desconhecido no Brasil, até que a bolha da internet estourou entre os anos de 1996 e 2001. A partir daí, as “empresas emergentes” começaram a fazer parte da realidade brasileira. 
    Apesar de carregar vários conceitos, vamos considerar o proposto pelo Sebrae, que diz que:
     “Uma startup é um grupo de pessoas a procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. 
    Basta lembrar do surgimento de empresas como Apple e Microsoft, assim a ideia ficará ainda mais clara. 
    Nesse ritmo de inovação e tecnologia, as startups começaram a segmentação por nichos. Existem, por exemplo, as fintechs, voltadas ao setor financeiro, ou as edtechs, que atuam no ambiente educacional. 
    É aqui que surgem, então, as agrotechs que, por definição, são startups voltadas ao agronegócio. 
    Em síntese, agrotech faz a junção entre dois termos: agropecuária e tecnologia. Este casamento não é apenas uma resposta à era digital, mas uma revolução que redefine o futuro do agronegócio.
    Sua principal função é aplicar soluções tecnológicas para otimizar processos agropecuários, tornando o agro mais eficiente e sustentável.
    Dentro do seu leque de soluções, abrange desde a gestão de recursos escassos até os desafios impostos pelas mudanças climáticas. No geral, todas as principais necessidades do campo são observadas por essas empresas. 
    Quando olhamos para as previsões dos dados deste setor, vemos sua importância. Estima-se que, até 2050, a população mundial atinja o número de 10 bilhões de habitantes. Entretanto, essas pessoas terão apenas 40% de terra produtiva para plantar seus alimentos ao redor do globo. 
    A solução é aumentar a produção de forma inovadora e, principalmente, garantindo a sustentabilidade do planeta.
    No Brasil, sua relevância é ainda mais sentida. Afinal, as agrotechs são as responsáveis por trazer soluções inovadoras para a produção no campo com o objetivo de torná-la mais sustentável, dinâmica e tecnológica. 
    O levantamento do 2º Censo AgTech de Startups Brasil mostrou que 70% desses negócios tiveram suas ferramentas e soluções avaliadas com alto nível de disrupção.
    Além disso, elas consideraram difícil receber investimento em solo brasileiro. Tanto que 30% delas não receberam nenhum recurso financeiro para tirar suas ideias do papel. 
    Já o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) mostrou que 72,6% das agrotechs no país prestam serviços na gestão de processo agrícolas, manutenção de máquinas, plantio e mão de obra.
    Agora que você já compreendeu o que é uma agrotech e qual sua essência, que tal entendermos o mercado de atuação dessas empresas? 
    Acompanhe no próximo tópico.

    Mercado Agrotech: como elas atuam?

    Nesse cenário, você pode estar se perguntando: “o que as agrotechs têm feito de especial?”.
    Pensando nisso, separamos algumas soluções de empresas desse ramo para você se inspirar.
    Confira.

    Robótica Agrícola

    Máquinas autônomas e drones estão revolucionando as tarefas agrícolas, desde a semeadura até a colheita, aumentando a eficiência e reduzindo a dependência humana.

    IoT (Internet das Coisas)

    Sensores inteligentes, disseminados pelos campos, coletam dados em tempo real sobre condições climáticas, qualidade do solo e saúde das plantas, proporcionando insights valiosos para a tomada de decisões.

    Softwares de Gestão Agrícola

    Plataformas integradas oferecem análises avançadas, permitindo que os agricultores otimizem o uso de insumos, monitorem o desempenho das culturas e antecipem desafios.
    Um exemplo dessa aplicação é a coleta de dados das condições do solo ou maquinários. Tendo registro no próprio celular do agricultor e em tempo real. 

    Biotecnologia Agrícola

    Inovações genéticas, como plantas geneticamente modificadas, visam fortalecer as culturas, tornando-as mais resistentes a doenças e pragas.
    No próximo tópico, vamos lhe apresentar uma lista de 20 agrotechs que estão em atuação no Brasil. 
    Fique por dentro. 

    Agrotech Startup: 20 empresas que moldam o amanhã

    Vamos lhe apresentar uma lista de agrotechs que estão revolucionando o trabalho no campo.
    Veja abaixo.

    Aegro

    A Aegro é uma plataforma integrada de gestão agrícola. 
    Em síntese, ela ajuda produtores rurais a planejar, monitorar e tomar melhores decisões no dia a dia do seu negócio.

    AgroConnect

    A AgroConnect tem sua maior especialidade na comunicação. 
    O objetivo dessa agrotech é conectar todo o setor agrícola, permitindo uma integração eficiente de todas as tecnologias presentes no campo.

    AgroData

    Especializada em análise de dados agrícolas, a AgroData oferece informações valiosas aos produtores rurais. 
    Com elas, é possível otimizar o planejamento e as decisões operacionais das atividades agrícolas.

    AgriHub

    A AgriHub é um centro de inovação para o agronegócio. Promove o desenvolvimento de tecnologias disruptivas para impulsionar a produtividade e sustentabilidade no campo.

    AgroPilot

    A Agropilot é especializada em agricultura de precisão. 
    Sua solução baseia-se na oferta de soluções tecnológicas para o monitoramento e otimização de operações agrícolas, impulsionando a eficiência das produções do campo. 

    Agrosmart

    Destacando-se como líder em soluções de IoT, a Agrosmart busca ir além do simples monitoramento climático. 
    Sua abordagem inovadora na gestão de irrigação redefine os padrões de eficiência na agricultura. 
    Ao integrar tecnologia de ponta com uma visão sustentável, a Agrosmart visa contribuir para uma agricultura mais inteligente e ecológica.

    AgroTrade

    A AgroTrade tem por objetivo conectar produtores a mercados variados, de forma eficiente e segura. 
    Ela contribui significativamente para a otimização da comercialização de produtos agrícolas, melhorando a rentabilidade das negociações. 

    Agronow

    A agrotech Agronow classifica-se como uma plataforma que fornece informações precisas sobre o desenvolvimento das culturas. 
    Tudo isso por meio de dados coletados por satélite e inteligência artificial.

    Agrorobótica

    A Agrorobótica desenvolve soluções autônomas para tarefas agrícolas. 
    Seu benefício é sentido rapidamente, tanto na maior eficiência do campo, quanto na redução dos custos de produção.

    BovControl

    A BovControl é uma plataforma de gestão para pecuaristas. 
    Ela é fundamental para controle do rebanho, reprodução e manejo, além de promover a eficiência e lucratividade do negócio. 

    Cropio

    A Cropio utiliza tecnologias como satélites e drones para fornecer insights valiosos sobre o estado das plantações. Atua como ferramenta de monitoramento cotidiano das culturas. 

    CropView

    A CropView utiliza o sensoriamento remoto como sua principal tarefa de mercado. 
    Ela oferece monitoramento avançado das lavouras, o que proporciona dados precisos para otimizar todas as práticas agrícolas.

    Ecorural

    A Ecorural está dentro da categoria das agrotechs com serviços que integram tecnologia e logística. 
    Ela conecta produtores a mercados de forma eficiente. Isso, além de contribuir para a distribuição mais inteligente de produtos agrícolas, evita compras desnecessárias e até o desperdício. 

    Farmbox

    Plataforma que integra todos os dados agrícolas, desde sensoriamento remoto até análise de mercado.
    Isso permite aos produtores tomarem decisões baseadas em dados reais, o que maximiza a produção e a rentabilidade do campo. 

    FarmCloud

    A FarmCloud é uma plataforma de gestão agrícola baseada em nuvem. 
    Ela permite aos agricultores acessarem e analisarem dados relevantes para aprimorar suas práticas, graças ao serviço de nuvem. 

    GoSolos

    O principal objetivo da GoSolos é fornecer a análise detalhada do solo, o que é de grande valia para os produtos durante a tomada de decisões relacionadas à fertilização e manejo.

    Grão Direto

    A Grão Direto é uma plataforma digital que vem revolucionando o setor agrícola. 
    Seu principal objetivo é conectar produtores rurais a compradores de grãos para simplificar o caminho entre as partes e agilizar o processo de negociação.

    SmartFarm

    A SmartFarm atua na interconexão de dispositivos agrícolas.
    Ela oferece uma abordagem inovadora para a gestão agrícola, tornando ainda mais facilitado o monitoramento e controle em tempo real das atividades rurais. 

    Solinftec

    A Solinftec é especializada em agricultura digital. 
    Isso significa que ela fornece soluções de monitoramento e automação agrícola, tudo para otimizar ainda mais o desempenho das lavouras. 

    Strider

    A agrotech Strider é referência no mercado quando o assunto são softwares de gestão para o setor agrícola. 
    Dentre o vasto leque de ferramentas poderosas desenvolvidas pela empresa, algumas são grandes auxiliadoras na otimização de tomadas de decisões. Tudo isso sem deixar a produtividade e a segurança de lado. 
    Agrotechs como essas estão na vanguarda da revolução agrícola digital. Afinal, elas otimizam processos existentes e abrem horizontes até então inexplorados. 

    E vem aí o GazzSummit

    O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
    O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão